CrossFit - Sofrer nunca foi tão divertido

Sendo praticante de desporto há anos, dei por mim a instalar-me numa rotina monótona com as idas ao ginásio convencional. A falta de estímulo era uma desculpa cada vez mais frequente para o pneuzinho extra e a pouca vontade de ir correr.

Atento às novas tendências, fui experimentar o desporto que toda a gente fala no momento: o CrossFit.

Mas o que é mesmo esta história do CrossFit?

Após uma pesquisa no Google, descobri que existe um site oficial do movimento e que regula toda a atividade que usa o nome “CrossFit”. Sendo farmacêutico e trabalhando com medicamentos numa base diária, saber que um desporto é regulado e estudado, deu-me segurança e confiança para experimentar.

Em traços muito rápidos,  o CrossFit é uma forma de fitness desenvolvida há muitos anos pelo senhor Greg Glassman. É praticado em Boxes (nomenclatura  para “ginásio” em crossfitês) e vai optimizar a nossa forma física por uma mudança constante de movimentos funcionais a uma intensidade relativamente elevada. Vou traduzir: flexões, agachamentos, saltos à corda.... Há de tudo!

A verdade é que nunca me diverti tanto a fazer desporto! Durante 60 minutos, entre aquecimento e ativação da musculatura geral (warm up), treinos para desenvolvimento de habilidades (skill) e o treino diário (WOD - workout of the day), o tempo não pára e num instante passou a hora. Nada bate a doce sensação de objetivo cumprido, mesmo quando estamos ofegantes e agarrados às pernas.

Algo surpreendente é o espírito de comunidade associado ao CrossFit. Cria-se uma equipa de entre ajuda na BOX para que todos possam cumprir o estipulado, seja qual for a forma física. Ninguém fica para trás.

Mais do que um desporto, parece-me que o Cross Fit é um estilo de vida: alimentação saudável (aconselham inclusivamente a dieta Paleo), descansar o suficiente e testar os nossos próprios limites. 

Da minha experiência posso dizer que vou continuar: cuido ainda mais da minha alimentação, reforçando a ingestão proteica com um batido de proteínas Gold Nutrition Whey no final de cada treino. Tento descansar o suficiente para ir à aula das 7,30 da manhã e para isso dou um ajuda com o ZMA da Gold Nutrition que me faz dormir como um bebé. Só mais uma sugestão: Lierac Homme Gel de banho com ginseng e guaraná. Deixa-nos o corpo fresco e revigorado depois de um treino intenso. Está no saco do ginásio e recomendo!!!


Até breve,
Pedro*

*Pedro Perneta Pires é farmacêutico há 12 anos, entusiasta de desporto e bom rapaz. Não é o rapaz da foto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.